Como a "Qualidade" está presente em cada ato ou gesto na TORMEP, estaremos aqui disponibilizando um pequeno glossário de termos técnicos utilizados, relacionados a processos de qualidade.

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AUDITORIA

É uma atividade de verificação local, baseada em uma amostra utilizada para determinar a efetiva implementação de um sistema de qualidade documentado do fornecedor.

BENCHMARKING

É uma técnica usada para determinar as "melhores" práticas para um processo ou produto em particular.

CAPABILIDADE

É a amplitude total da variação inerente a um processo estável. Ela é determinada utilizando-se dados provenientes das cartas de controle. Os gráficos de controle devem indicar a estabilidade antes dos cálculos de capabilidade sejam efetuados. Histogramas são utilizados para examinar a distribuição de valores e verificar uma distribuição normal. Quando uma análise indica uma distribuição não normal , ferramentas estatísticas avançadas , tais como uma análise por PPM serão necessárias para se determinar a capabilidade . Se as cartas de controle indicam que o processo não é estável, o índice pode ser calculado.

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO

É o uso de técnicas estatísticas como cartas de controle para analisar um processo ou seus resultados, assim como para tomar as ações apropriadas alcançar e manter um estado de controle estatístico e melhorar a capabilidade do processo.

INSPEÇÃO DE LAYOUT

É a medição completa de todas as dimensões das peças mostradas em um desenho. Uma inspeção de layout pode ser requerida por alguns clientes para todos os produtos, anualmente, a não ser que uma outra freqüência seja estabelecida num plano de controle aprovado pelo cliente.

LABORATÓRIO

É uma instalação para ensaios que pode incluir ensaios químicos, físicos , elétricos , ensaios de confiabilidade ou validação.

MANUAL DA QUALIDADE

É o documento do fornecedor que descreve os elementos do Sistema de Qualidade usado para assegurar que os requisitos, as necessidades, e expectativas dos clientes são atendidas. O Manual de Qualidade é considerado como documento de nível 01 do Sistema de Qualidade.

NÃO CONFORME

Não-conforme é um produto ou material que não está conforme os requisitos ou especificações do cliente.

NÃO CONFORMIDADE

Não conformidade é um processo que não está conforme aos requisitos do sistema de qualidade.

PARTES POR MILHÃO PPM

PPM é um método de descrever o desempenho de um processo em termos de material não conforme real. Os dados de PPM podem ser usados para determinar prioridades nas ações corretivas. A definição de unidades defeituosas varia conforme o cliente ( Ex: todas, somente aquelas encontradas erradas, todas na caixa).

PEÇA ATIVA

Uma peça ativa, é aquela que está sendo fornecida ao cliente para o equipamento original ou peça de reposição. A peça permanece ativa, até que a autorização do sucateamento da ferramenta seja autorizado pelo setor apropriado do cliente. Para peças nas quais a ferramenta não é de propriedade do cliente, ou em situações onde a mesma ferramenta é utilizada para fabricar várias peças diferentes, a autorização para a desativação da peça deve ser confirmada por escrito pelo setor de compras do cliente.

PLANO DE AÇÃO CORRETIVA

É um documento na qual são especificadas as ações a serem implementadas para corrigir uma questão ou problema de qualidade de um processo ou peça, com responsabilidades e datas estabelecidas.

PLANO DE REAÇÃO

Um Plano de Reação é a ação especificada por um Plano de Controle ou outra documentação dos sistema de qualidade, para ser iniciada quando for identificado um produto não conforme ou uma instabilidade no processo.

REGISTROS DA QUALIDADE

São evidências documentadas que os processos do fornecedor foram executados de acordo com a Documentação de Qualidade ( Ex: inspeção e resultados de ensaios, resultados e auditoria interna, dados de calibração ) e registros dos resultados.

RETRABALHO

Ação tomada sobre produtos não-conforme de maneira que atendam aos requisitos especificados.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

É um processo disciplinado para analisar problemas a fim de determinar e eliminar causas raízes. Os requisitos específicos do cliente incluem 7 passos da Chrysler, 8-D Ford, e PR&F ( GP5 ) da General Motors .

SUBCONTRATADOS

São definidos fornecedores de materiais de produção ou peças de reposição ou produção, diretamente aos fornecedores da CHRYSLER, FORD e GENERAL MOTORS , ou outros clientes que subscrevem este documento. Também são incluídos fornecedores de tratamento térmico, pintura, tratamento superficial ou outros serviços de acabamento.

BIBLIOGRAFIA:

Requisitos do Sistema de Qualidade QS 9000 3º Edição Março de 1998 – Chrysler Corporation , Ford Motor Company, General Motors Corporation.


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